Medida que permite venda de sangue é ‘passo rumo ao desastre’ para entidades médicas

  • 10/10/2023
  • 0 Comentário(s)

Medida que permite venda de sangue é ‘passo rumo ao desastre’ para entidades médicas

PEC aprovada na CCJ do Senado tira monopólio do SUS na manipulação de plasma para produção de hemoderivados

Pronta para ser votada no Senado, a proposta que permite a comercialização do plasma sanguíneo pela iniciativa privada assusta entidades médicas e científicas como a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e a Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva).

Assim como o Ministério da Saúde, ambas se manifestaram contrariamente à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 10/2022 aprovada na semana passada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. O texto ainda precisa ser votado no plenário da casa e também na Câmara Federal.


Ao tirar o monopólio da Hemobrás (Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia) da manipulação do sangue humano, o texto muda um ponto da Constituição tido como um dos maiores pilares de ética médica, segundo Abrasco.

“Antes dela [Constituição de 1988], era normal pessoas pobres venderam o sangue, era uma forma de conseguir recursos”, afirma Rosana Onocko, presidenta da Abrasco.

Em entrevista ao programa Bem Viver desta terça-feira (10), Onocko afirmou temer que a medida seja o início de um processo longo de flexibilização de medidas. “Nós já vivemos isso no Brasil [venda de órgãos]. Os grandes desastres começam com um passinho”.

O sangue é composto pelas plaquetas, glóbulos brancos, vermelhos e por uma parte líquida chamada de plasma. É dela que se produzem os hemoderivados, importantes para o tratamento de diversas doenças como, por exemplo, hemofilia.

Na CCJ, a proposta da senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) foi aprovada por 15 votos contra 11. Dentre os parlamentares que concordaram com o texto, o argumento é que a medida irá alavancar a indústria médica brasileira e combater a falta de hemoderivados, tornando o país autossuficiente no ramo.

Na opinião da Fiocruz, o resultado da proposta seria o oposto do que acreditam os senadores.

“Atualmente, o plasma doado no país atende exclusivamente às necessidades da população brasileira e traz retorno na forma de acesso a medicamentos. A comercialização do plasma poderia suscitar ainda movimentos de exportação, o que prejudicaria os brasileiros, deixando o país vulnerável diante de emergências sanitárias”, afirmou a entidade em nota publicada.

A PEC tem apoio do setor privado, representado pela Associação Brasileira de Bancos de Sangue (ABBS). O grupo acredita que a medida "não ameaça à doação de sangue ou à solidariedade da população brasileira".

Em meio à discussão, tanto entidades de saúde como profissionais da área voltaram a se manifestar em defesa do SUS (Sistema Único de Saúde) e a lembrar que é por conta dele que o Brasil tem o maior sistema de doação de órgãos do mundo.

Foi a partir da Constituição de 1988 que o país criou o Sistema Nacional de Transplantes, responsável pelo processo de captação e distribuição de órgãos, tecidos e partes retiradas do corpo humano para fins terapêuticos. Ele é composto pelo Ministério da Saúde, as Secretarias de Saúde dos Estados e Distrito Federal e as Secretarias de Saúde Municipais. Também fazem parte dessa estrutura os serviços hospitalares que atuam no setor.

“Os transplantes no Brasil são um exemplo para o mundo. A diferença deles para os de outros países, como os Estados Unidos, é o que o SUS olha para o paciente pensando no que ela precisa, não no que ela pode pagar”, afirma Onocko.

“É uma metáfora boba, mas é verdadeira: as empresas querem tirar o nosso sangue. As veias abertas da América Latina continuam abertas”, afirma a presidenta fazendo uma referência ao livro do escritor uruguaio Eduardo Galeano, Veias Abertas da América Latina.

A PEC 10/2022 ainda não tem data para ser votada no plenário do Senado. Para ser aprovada, ela precisa da aprovação de três quintos dos parlamentares que compõem a casa. O mesmo deve acontecer, posteriormente, na Câmara.


fonte: brasildefato.


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Top 5

top1
1. Halo

Beyoncé

top2
2. Set Fire to the Rain

Adele

top3
3. Big Girls Don't Cry

Fergie

top4
4. We Are The World

USA For Africa

top5
5. Greatest Love Of All

Whitney Houston

Anunciantes