VÍDEO FLAGRA DESESPERO DE CADELA AO SER ABANDONADA EM UMA RUA DE BERTIOGA (SP)
- 18/10/2023
- 8 Comentário(s)
Cadela foi abandonada em uma rua de Bertioga (SP) — Foto: Prefeitura de Bertioga/Divulgação
Caso foi registrado por uma câmera de monitoramento em Bertioga (SP). Animal foi resgatado pela equipe da prefeitura.
Uma câmera de monitoramento flagrou o momento em que uma cadela de pequeno porte foi abandonada em uma rua no Centro de Bertioga, no litoral de São Paulo. As imagens, mostram o animal descendo de um carro, que deu partida logo em seguida (veja acima). A cachorra foi resgatada por uma equipe da prefeitura.
No vídeo, o carro aparece parado no meio da Rua Geraldo Ferraz. Em determinado momento, uma pessoa que estava dentro do veículo abre a porta traseira do automóvel para o animal descer.
Após a cadela desembarcar, a pessoa fecha a porta. O animal fica rodeando o carro até que a porta é aberta novamente para uma caixa de papelão ser jogada. Segundos depois, o veículo deixa o local.
De acordo com a administração municipal de Bertioga, equipes da Secretaria de Segurança e Mobilidade conseguiram identificar o motorista do veículo e a cadela por meio das imagens registradas na câmera. Desta forma, o animal foi resgatado.
A cadela foi levada ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Bertioga e o motorista que a abandonou irá responder pelo crime de abandono de animal com base na Lei Federal nº 9.605/98. Ele ficará sujeito à reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda de cão ou gato.
Segundo a secretária de Segurança e Mobilidade de Bertioga, Thalita Walperes, o abandono é uma forma de maus-tratos. “É uma questão de saúde pública, controle de zoonoses, mas também uma forma de inibir esse tipo de ação criminosa", disse, em nota divulgada pela prefeitura.
A prefeitura de Bertioga orienta que ao encontrar animais em situação de risco, como neste caso, a população deve acionar a equipe do CCZ pelo telefone WhatsApp (13) 3316-4079 ou pelo disque da GCM 153.
fonte: g1.globo.com/sp/santos-regiao



Roni Luz
18/10/2023
Tem que achar e punir...
Lamentáve