Mulheres fazem trabalho doméstico por 9,6 horas a mais que os homens por semana, aponta IBGE

  • 14/08/2023
  • 0 Comentário(s)

Mulheres fazem trabalho doméstico por 9,6 horas a mais que os homens por semana, aponta IBGE

O instituto divulgou dados sobre atividades que não são consideradas ocupações formais nesta sexta-feira (11)


A quantidade de horas que as mulheres gastam com trabalho doméstico a cada semana é de 9,6 horas a mais do que os homens. Os dados, referentes à 2022, são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Outras Formas de Trabalho, divulgada nesta sexta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em 2019, essa diferença era de 10,6 horas. Apesar da pequena redução, 92,1% das mulheres com 14 anos ou mais realizaram afazeres domésticos e/ou cuidado de pessoas em 2022, enquanto apenas 80,8% dos homens desse grupo etário estavam envolvidos nessas atividades. Os homens da região Nordeste mostraram a menor taxa de realização: 73,9%.
Segundo o IBGE, a PNAD Contínua serve para fornecer informações contínuas sobre a inserção da população no mercado de trabalho, associadas a características demográficas e de educação, e, também, para o estudo do desenvolvimento socioeconômico do País.
O instituto entende como "outras formas de trabalho" as atividades não consideradas como ocupação na PNAD. São exemplos dessas atividades produção para o próprio consumo, cuidados de pessoas, afazeres domésticos e trabalho voluntário.
Segundo o IBGE, a divisão das tarefas domésticas permanece desigual mesmo entre os trabalhadores: em média, as mulheres ocupadas dedicaram 6,8 horas a mais do que os homens ocupados aos afazeres domésticos e/ou cuidado de pessoas. No entanto, a realização de afazeres domésticos era maior entre homens com curso superior completo (86,2%) e menor entre os sem instrução ou com ensino fundamental incompleto (74,4%).
Veja outras descobertas da PNAD Contínua Outras Formas de Trabalho:
- A taxa de realização de afazeres domésticos entre as pessoas com 14 anos ou mais de idade passou de 85,9% em 2019 para 85,4% em 2022, ou o equivalente a 148,1 milhões de pessoas.
- As mulheres que se declararam pretas apresentam a maior taxa de realização de afazeres domésticos (92,7%).
- A taxa de realização de cuidado de pessoas caiu de 33,3% em 2019 para 29,3% em 2022, ou o equivalente a -5,3 milhões de pessoas.
- No período, considerando o cuidado no domicílio, houve redução do cuidado de crianças de 0 a 14 anos e aumento do cuidado de moradores de 15 a 59 anos e de idosos.
- A taxa de realização de trabalho voluntário foi de 4,2%, o equivalente a 7,3 milhões de pessoas com 14 anos ou mais de idade envolvidas nessa atividade. Entre 2019 e 2022, houve aumento dessa taxa de realização nas cinco Grandes Regiões.
Edição: Thalita Pires

fonte: brasildefato.com.br



#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Top 5

top1
1. Halo

Beyoncé

top2
2. Set Fire to the Rain

Adele

top3
3. Big Girls Don't Cry

Fergie

top4
4. We Are The World

USA For Africa

top5
5. Greatest Love Of All

Whitney Houston

Anunciantes