Encontro de Nações: Festival Internacional Indígena de Bertioga Celebrou a Diversidade e a Cultura Ancestral e encerrou o EVENTO EM GRANDE ESTILO"
- 22/04/2024
- 0 Comentário(s)
O Festival Internacional Indígena de Bertioga (FIIB) foi inaugurado na manhã da última sexta-feira (19) e se estendeu até o domingo (21). O evento aconteceu em três locais principais: o Parque dos Tupiniquins, na Tenda de Eventos e em uma arena ao lado da Tenda, localizados no Centro. As atividades do dia culminaram com a cerimônia oficial de abertura às 19h30, que incluiu o acendimento do fogo sagrado.
Com o tema "Mãe Terra – Vida Saudável e Meio Ambiente", o FIIB deste ano contou com a presença de 140 indígenas de cinco diferentes etnias: Guarani, Parecí, Bororo, Javaé e Fulni-ô. Além disso, indígenas internacionais também marcaram presença, como Alba Duarte Portillo, poeta do Paraguai; Victoria Portillo Duarte, ativista cultural Guarani também do Paraguai; e Martha Kichua, ativista cultural indígena do Equador.
Um dos destaques do festival foi o show da cantora e ativista Maria Gadú, que aconteceu no sábado às 22h, na Tenda de Eventos ao lado do Parque dos Tupiniquins. O espetáculo foi uma colaboração com o Sesc Bertioga.
Organizado pela Prefeitura de Bertioga e com a curadoria do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena (ITC), o festival buscou fomentar o intercâmbio cultural, espiritual e corporal entre povos indígenas e não indígenas. Além disso, teve o objetivo de promover o respeito à diversidade étnica e cultural dos povos indígenas do Brasil, além de dar visibilidade às suas causas sociais, ambientais e culturais.


