Padrasto que jogou bebê contra a parede completa 18 anos nesta quarta mas responderá como ‘menor’

  • 03/07/2024
  • 0 Comentário(s)

Padrasto que jogou bebê contra a parede completa 18 anos nesta quarta mas responderá como ‘menor’

O adolescente, de 17 anos, que foi apreendido após espancar e jogar o enteado, de 2 anos, contra a parede, na cidade de São Vicente, litoral paulista, completa a maioridade nesta quarta-feira (3), mas seguirá respondendo como ‘ato infracional’, pois na data dos fatos ele era menor de idade.

A mãe da criança, de 22 anos, também foi presa por omissão de socorro. O casal levou o bebê à uma unidade médica alegando que o mesmo teria caído da cama, porém, a equipe médica acionou a polícia militar pois os ferimentos não condiziam com a versão apresentada.

O caso aconteceu na madrugada de segunda-feira (1). Por dois dias, o padrasto ‘escapou’ de ser preso, e poderá ser submetido apenas à ‘medidas socioeducativas’.

O bebê segue internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Santa Casa de Santos, em estado grave, e está em coma induzido, com múltiplas fraturas na cabeça. A avó materna é quem está responsável pela criança.

Ana Beatriz Morais De Oliveira, mãe do menino, está presa, e foi constatado que a mesma estava em liberdade provisória, pois já respondia judicialmente por outro crime, desta vez, furto à lojas de Santos.

O casal segue detido por tempo indeterminado, e seguindo o procedimento habitual, a mãe será apresentada à um juiz da Vara Criminal, e o padrasto à Vara da Infância e da Juventude.

Por que o padrasto não pode ser preso

No Brasil, os menores de 18 anos são regidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), enquanto os maiores respondem pelo Código Penal Brasileiro (CPB). Visto que na data em que confessou o crime e foi apreendido, o padrasto tinha 17 anos, mesmo que completasse a maioridade no dia seguinte, ainda assim, seria punido inicialmente de acordo com o ECA.

O crime de tentativa de homicídio, quando cometido por um adulto, pode resultar em uma pena que pode variar entre 6 meses à 20 anos de reclusão. A pena por maus-tratos, por sua vez, também pode variar entre 6 meses à 1 ano, ou resultar em multa. Ela ainda pode ser agravada se o ato causar lesão corporal grave ou morte.

Já para os menores de idade, ambos os crimes, poderão ser punidos com medidas socioeducativas, focando na reabilitação e ressocialização do jovem. O ECA entende como tal: advertência, obrigação de reparar o dano, prestação de serviços à comunidade, liberdade assistida, semiliberdade e internação.

Nestes casos, portanto, o padrasto poderá ser punido com a internação, realizada na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Casa). Esta medida poderá durar até 3 anos, e é reavaliada a cada 6 meses.

Mesmo após completar seus 18 anos, o jovem pode continuar internado até o limite máximo de 21 anos. Em casos em que o indivíduo comete outro crime durante o cumprimento de medidas socioeducativas, após a maioridade, este será, desta vez, punido e julgado como um adulto.

Mãe estava em liberdade provisória

No dia 26 de fevereiro de 2024, Ana Beatriz e outras duas pessoas foram presas em flagrante, quando policiais militares avistaram o trio, com um cigarro de maconha e com sacolas com doces e outros produtos.

A equipe abordou os suspeitos, e foi constatado que os itens haviam acabado de serem furtados de duas lojas no Centro de Santos. Os funcionários de um dos estabelecimentos reconheceram o trio, e afirmaram que ações como esta eram recorrentes por parte deles.

A mulher foi presa e encaminhada à Cadeia Pública Feminina de São Vicente, onde permaneceu até o dia 10 de abril, quando foi solta por conseguir a revogação da prisão preventiva.

Durante o período de liberdade provisória, uma série de medidas cautelares deveriam ser cumpridas pela ré, como comparecer em juízo quando solicitado, não deixar a cidade e não ficar fora de casa no período da noite e finais de semana.

fonte: thmais.com.br


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Top 5

top1
1. Halo

Beyoncé

top2
2. Set Fire to the Rain

Adele

top3
3. Big Girls Don't Cry

Fergie

top4
4. We Are The World

USA For Africa

top5
5. Greatest Love Of All

Whitney Houston

Anunciantes