Museu de Produtos Contrafeitos: A modernização de uma estrutura histórica
- 03/09/2024
- 0 Comentário(s)
Foto: Divulgação/Receita Federal
Santos ganhará uma nova atração interativa, cultural e educativa, um museu de objetos contrabandeados e recuperados pela Receita Federal está sendo produzido no prédio da alfândega na cidade santista. O nome da nova atração será Museu de Produtos Contrafeitos, e será localizado no próprio prédio da alfândega, de acordo com informações obtidas pela receita federal, a obra tem previsão de ficar pronta em novembro deste ano.
A obra será um marco de revitalização e modernização de uma das estruturas mais antigas da cidade portuária, o museu irá se tornar mais um atrativo ao Centro Histórico santista. Com inauguração prevista para novembro, ele soma-se ao futuro Parque Valongo, projeto que está revitalizando áreas de antigos armazéns portuários, transformando-os em espaço de lazer, convivência e de atividades esportivas e culturais.
O museu é fruto de uma parceria entre a Receita Federal, a Associação Paulista dos Empreendedores do Circuito das Compras (APECC) e pelo Instituto Sociocultural Brasil China (Ibrachina). O novo museu apresentará diversos tipos de produtos falsificados apreendidos pela Receita Federal no porto da cidade, em especial aqueles que podem proporcionar riscos à sociedade ou ao usuário.
O projeto tem o objetivo demonstrar de forma interativa os riscos que a famosa ’’pirataria’’ pode trazer, dentre os produtos que estarão expostos, terão autopeças falsificadas, aparelhos eletrônicos com adulterações, bolsas, óculos e diversos outros produtos de procedência ilegal. Além da demonstração dos riscos, o museu tem como objetivo aproximar a população do trabalho da Receita Federal no comércio exterior, demonstrando que até assuntos sérios, se mostrados de forma lúdica e interessante, podem ser muito educativos tanto para adultos como para crianças.


