Por consequências das queimadas São Paulo registra ar de pior qualidade no mundo
- 09/09/2024
- 0 Comentário(s)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A capital paulista registrou na manhã desta segunda-feira a pior qualidade de ar do mundo, as cidade de São Paulo e da região metropolitana iniciaram o dia de hoje (9) com o ar com uma qualidade entre ruim e muito ruim, com um dia de calor e tempo seco devido as fumaças dos incendios que assolam grande parte do território nacional. O site suiço IQAir classificou a qualidade do ar paulista como a pior do mundo.
O IQAir é uma empresa suiça de tecnologia que monitora a qualidade do ar nas principais metrópoles do mundo, produzindo um ranking de cidades com a pior qualidade do ar. No ranking atualizado na tarde de hoje, conta com as seguintes cidades, em ordem de mais poluída a menos poluída:
1- Lahore, Paquistão
2- Addis Ababa, Etiópia
3- São Paulo, Brasil
4- Dubai, Emirados Árabes Unidos
5- Jakarta, Indonesia
6- Kampala, Uganda
7- Delhi, India
8- Doha, Qatar
9- Kinshasa, República Democrática do Congo
10- Manama, Bahrein
A categoria muito ruim, que foi a atingida pela capital paulista hoje, pode agravar sintomas de problemas cardiovasculares e pulmonares, além de ser prejudicial a toda população que o inale. Dados da Defesa Civil estadual informaram que 48 cidades paulistas seguem em alerta máximo de incêndio e havia oito focos de fogos ativos ainda nesta manhã.
De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da prefeitura da capital, os termômetros podem chegar a 33°C nesta segunda, com percentuais mínimos de umidade em torno dos 21%. Já na baixada santista, única área do estado de São Paulo fora do alerta máximo de incêndio, as temperaturas devem permanecer com a mínima de 19° e máxima de 27°, sol entre as nuvens e sem chuva prevista para o dia de hoje.


