Kamala Harris mostra vantagem positiva mas eleiçao nos EUA continua em aberto
- 24/09/2024
- 0 Comentário(s)
Foto: SAUL LOEB / AFP
Segundo uma pesquisa da agência de notícias Reuters e do instituto de pesquisas Ipsos, publicada nesta terça-feira (24), Kamala Harris, candidata democrata à presidência dos Estados Unidos da América, assumiu de vez a liderança e abriu vantagem sobre seu rival republicano, Donald Trump.
Kamala tem 47% das intenções de voto, contra 40% de Trump, vantagem essa que apareceu pela primeira vez desde que se iniciou a corrida eleitoral norte-americana. O aumento da vantagem pode se dar pela ‘’vitória’’ de Harris no debate entre eles produzido pelo canal ABC News, ocorrido na noite de terça-feira (10/09) em um estúdio no National Constitution Center, na Filadélfia.
Outra pesquisa publicada na semana passada do jornal "The New York Times" e do Siena College, revelou vantagem da democrata, que lidera as intenções de voto nos estados-chave — aqueles em que a maioria dos votos varia para um partido ou outro de acordo com as eleições. Na Pensilvânia, um dos estados-chave e onde a votação pode definir o resultado final do pleito, Harris lidera a corrida, com 50% das intenções de voto, contra 46% do ex-presidente.
Uma nova pesquisa da CNN realizada pela SSRS, mostrou Harris e Trump aproximadamente iguais com eleitores independentes – Harris em 45% e Trump em 41% – com uma diferença de gênero que é centrada entre os independentes. Mulheres independentes somam 51% para Harris contra 36% de Trump, enquanto homens independentes somam 47% para Trump contra 40% para Harris, com muito pouca diferença entre homens e mulheres em qualquer partido.
A corrida eleitoral para Casa Branca tem se mostrado extremamente disputada, apesar dos números revelados pela pesquisa de hoje, a concorrência ainda é muito grande e tanto o republicano quanto a democrata, tem reais chances de serem eleitos para comandar a maior potência mundial.


