Donald Trump supera a rival Kamala Harris e será o 47° presidente dos EUA
- 06/11/2024
- 0 Comentário(s)
Foto: REUTERS/Brian Snyder
Na manhã desta quarta-feira (06), após vencer em estado-pêndulo decisivo, Donald Trump superou a rival democrata Kamala Harris e será o novo presidente dos EUA. Mesmo sem 100% dos votos apurados, Trump conseguiu o número necessário de delegados, formato do sistema eleitoral norte-americano.
Trump venceu em estados decisivos, tais como, Pensilvânia, Wisconsin, Carolina do Norte e Geórgia, além de (até o momento desta reportagem), estar a frente em Michigan, Arizona e Nevada. Esses estados, são conhecidos como estados-pêndulos, pois são estes os estados com maior números de delegados e também são estados que não tem pré-definição de vencedores, podendo ser o candidato Democrata ou Republicano. A soma dos delegados é a forma de definir o vencedor nas eleições norte-americanas.
Nos Estados Unidos, a apuração dos votos é realizada por cada estado individualmente, sem um tribunal eleitoral nacional, como é no Brasil, por exemplo. O processo de contagem pode levar semanas, e o resultado é geralmente anunciado por meio de projeções feitas por estatísticos contratados por institutos e meios de comunicação. A vitória de Trump no colégio eleitoral, com o somatório dos delegados, também surpreendeu no voto popular, conforme indicavam as projeções desta manhã. Além disso, ele sai mais fortalecido dessa eleição, com os republicanos conquistando a maioria no Senado.
Janeiro de 2025 será quando uma sessão conjunta do congresso certificará os votos - esta etapa em 2021, foi interrompida por apoiadores de Trump que invadiram o Capitólio após a derrota para Joe Biden em 2020 - após essa certificação, no mesmo mês acontecerá a posse de Trump: ao meio-dia, no horário de Washington, DC, no dia 20 de janeiro. A data foi fixada pela 20ª emenda da Constituição dos Estados Unidos.
Na Câmara, com a votação ainda em apuração até por volta de 12:00 desta quarta, a tendência também era de formação de maioria republicana. Das 435 cadeiras, 198 republicanos já tinham conseguido uma vaga, contra 180 democratas. Os votos para outros 57 parlamentares ainda estão sendo contabilizados. Sendo essa, mais uma vitória para o candidato Republicano e seus aliados.


