Austrália investiga suposta captura de cidadão do país pela Rússia na Ucrânia
- 24/12/2024
- 0 Comentário(s)
O governo da Austrália está investigando a veracidade de um vídeo que, supostamente, mostra um de seus cidadãos sendo capturado pelas forças russas enquanto lutava na Ucrânia. O vídeo, compartilhado em canais russos no Telegram, mostra um homem com o rosto coberto de lama sendo interrogado por um homem que fala russo, aparentando agredi-lo com dois golpes na cabeça.
O homem, que aparece com as mãos amarradas com fita metálica, se identifica como Oscar Jenkins, de 32 anos, e afirma viver entre a Austrália e a Ucrânia. Quando questionado sobre a possível captura de um australiano em Melborne, o primeiro-ministro Anthony Albanese se pronunciou sobre o caso nesta segunda-feira (23), afirmando que o governo australiano está buscando informações por meio de sua embaixada em Moscou.
“Esta é uma situação preocupante e estamos trabalhando com o Departamento de Relações Exteriores e Comércio (DFAT) para obter mais detalhes e oferecer o suporte necessário, incluindo assistência ao indivíduo envolvido", disse Albanese, reforçando o empenho do governo australiano na apuração do incidente.


