País enfrenta quinta onda de calor a partir de sexta (28)
- 26/02/2025
- 0 Comentário(s)
Uma quinta onda de calor deverá atingir o Brasil a partir da próxima sexta-feira (28), com expectativa de se prolongar durante o Carnaval. As regiões metropolitanas de Porto Alegre, Curitiba e São Paulo devem ser as mais afetadas. De acordo com a Climatempo, as capitais São Paulo, Brasília e Curitiba têm maior probabilidade de registrar novos recordes de temperatura em 2025 durante esse período de calor extremo. Nesta terça-feira (25), Porto Alegre foi a cidade mais quente do país, alcançando 38,1°C.
A onda de calor será provocada pela atuação de um sistema de alta pressão nos médios níveis da atmosfera, que impede a formação de nuvens e causa um aumento acentuado nas temperaturas. A previsão é de que as altas temperaturas persistam até o início de março. Durante esse período, os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, além de partes de Goiás e Mato Grosso do Sul, devem registrar temperaturas de 5°C a 7°C acima da média esperada para março. Em regiões como Goiás, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal, a variação pode ser de 3°C a 5°C a mais.
A Climatempo também destaca que este evento é distinto da onda de calor iniciada no fim de semana no Sul, causada pela massa de ar seco vinda da Argentina. No Rio Grande do Sul, os gaúchos terão um alívio temporário na quinta-feira (27), com uma leve redução na intensidade do calor.


