Governo Lula age para evitar crise de imagem após nova instrução do Pix
- 07/03/2025
- 0 Comentário(s)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mobilizou sua equipe ministerial para evitar uma nova crise de imagem do governo após a polêmica em torno da nova instrução do Pix. A orientação é de que membros do governo esclareçam, por meio de suas redes sociais, o verdadeiro objetivo da medida, além de criar conteúdos de comunicação para esclarecer a iniciativa à população.
O próprio presidente Lula deverá gravar um vídeo para rebater informações falsas que circulam em plataformas como X, Instagram e Facebook. A medida surge após uma série de fake news alegarem que o aplicativo de pagamentos passaria a ser cobrado. Lula já havia sido forçado a recuar em uma decisão anterior devido a rumores infundados.
Desde quinta-feira (6), novas informações inverídicas têm sido disseminadas, alegando que quem estiver inadimplente com a Receita Federal terá sua chave do Pix cancelada. O Banco Central esclareceu que não haverá penalização para devedores, e que a medida visa combater fraudes, não restringir o acesso ao sistema de pagamento.
De acordo com a nova instrução, as instituições financeiras só deverão excluir chaves Pix se houver evidências de fraude, como a utilização irregular de CPF, por exemplo, de pessoas já falecidas. A norma estabelece quatro situações em que uma chave do Pix pode ser desativada: problemas cadastrais, duplicidade de cadastro, decisão judicial ou comprovação de fraude, além de casos de falecimento.
A polêmica sobre a última medida foi apontada como um dos principais fatores para a queda na popularidade do presidente, especialmente entre a população de baixa renda, de acordo com a última pesquisa Genial/Quaest.


