No Vale do Ribeira acontece aparição raríssima de cachorros-vinagre, espécie ameaçada de extinção

  • 17/08/2023
  • 4 Comentário(s)

No Vale do Ribeira acontece aparição raríssima de cachorros-vinagre, espécie ameaçada de extinção

Cachorros-vinagre (Speothos venaticus) foram flagrados por 'armadilhas fotográficas' na maior reserva privada de Mata Atlântica do Brasil, conhecida como Legado das Águas. Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a espécie é considerada raríssima e está classificada como criticamente em perigo de extinção.

"É um animal raríssimo. Toda vez que ele é visto é uma festa, porque é um sopro de esperança para a espécie tão ameaçada", disse, por nota, Stephanie Simioni, bióloga coordenadora da base do Onçafari, associação criada para o estudo e conservação da vida selvagem e da reserva.
Segundo a equipe do Legado das Águas, a espécie não era observada desde janeiro de 2017. A reserva privada tem 310 milhões de metros quadrados e está situado em uma área de três cidades: Juquiá, Miracatu e Tapiraí, no interior de São Paulo.

Os registros foram feitos entre maio e junho, porém, só foram divulgados após análise das imagens capturadas pelas 'armadilhas fotográficas', que funcionam por sensores infravermelhos [radiação eletromagnética] e de movimento -- os equipamentos são acionados automaticamente quando os animais passam por eles.
CONHEÇA A ESPÉCIE

De acordo com o Legado das Águas, o nome dado é uma referência à coloração, um castanho avermelhado, como a do vinagre -- alguns pesquisadores apontam que o nome vem do cheiro da urina.

Prima do lobo-guará, a espécie a menor e mais rara entre os canídeos [família de mamíferos carnívoros] brasileiros. Ela pesa de 5 a 8 kg e mede entre 57 e 75 centímetros, sendo 12 e 15 cm de cauda.
Nas imagens, é possível observar que a espécie tem orelhas redondas, corpo comprido e pernas curtas. Segundo a reserva, eles possuem membranas interdigitais, um tecido que une os dedos, conhecido como 'pé de pato'.

A bióloga Stephanie explicou que a espécie é sociável e vive em bandos de dois a 12 cachorros-vinagre. "Suas presas são tatus, pacas, cutias, ratos, coelhos, gambás, quatis, lagartos teiú, cobras e aves terrestres. Mas, quando caçam em grupo, o que é uma estratégia vantajosa já que são pequenos, conseguem presas maiores, como veados, catetos, capivaras e até emas”, disse a especialista.

Hoje, o cachorro-vinagre possui populações distribuídas na Amazônia, Cerrado, Pantanal e Mata Atlântica. As principais ameaças à espécie são: desmatamento, diminuição de presas e a transmissão de doenças de animais domésticos.
Na Mata Atlântica, conforme dados divulgados pelo ICMBio, só há registros de cachorros-vinagre nos estados de São Paulo e Paraná, sendo que a população é estimada em pouco mais de 342 animais.

Fonte: g1.globo.com/sp/santos-regiao


#Compartilhe

4 Comentários


Deixe seu comentário








BIANCA SANTOS

17/08/2023

Eu sou da região
E nunca vi essa espécie de cães
Nem sabia que existia
Mas gostei de saber

CECÍLIA LIS

17/08/2023

Achei tão bonitinho os cachorrinhos 😍
Mas deu um certo medo..🙄... Deixa eles quietinho no canto deles... domesticar pra que né?

Zuleica Maria

17/08/2023

Tanto animal que presensiamos na década de 80 e 90 que hoje não vemos mais matas!! Faltou um celular nessas década!!

Fernando Souza

17/08/2023

Eles entra dentro do buraco e espanta a paca para fora da casa dela, são muitos difíceis de ver esses animais

Aplicativos


Locutor no Ar

Top 5

top1
1. Halo

Beyoncé

top2
2. Set Fire to the Rain

Adele

top3
3. Big Girls Don't Cry

Fergie

top4
4. We Are The World

USA For Africa

top5
5. Greatest Love Of All

Whitney Houston

Anunciantes